quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A Literatura Fundamental Segundo...

Olá, quanto tempo não? Se é que realmente alguém pode se interessar pelo que eu escrevo....mas vamos deixar minha baixíssima auto- estima de lado e vamos ao que interessa.
Hoje, foi publicado no Estadão Online, na coluna do Marcelo Rubens Paiva, uma lista curiosa. O Marcelo se propôs a sugerir a lista fundamental da literatura, ou seja, aquilo que Todos deveriam ler para terem uma mínima noção do que é a Literatura Universal.
Bom, como se já não bastasse para a literatura ser algo complexo em si, ainda por cima é uma questão de gosto pessoal, pois o que é bom para um, não será necessariamente para outro.
Discussões a parte, vamos a lista do Marcelo, que tem algumas coisas interessantes. Eu poderia filosofar horas sobre as escolhas dele, a favor e contra, mas não vem ao caso. Vamos a dita:

(1. Odisséia, de Homero [o big bang do pensamento ocidental]

2. Dom Quixote, de Cervantes [o começo do romance]

3. Hamlet, de Shakespeare [no comments]

4. Crime e Castigo, de Dostoievski [o personagem dialético]

5. Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis [precisa dizer?]

6. O Triste Fim de Pilocarpo Quaresma, de Lima Barreto

7. O Processo, de Kafka

8. Por Quem os Sinos Dobram, de Hemingway [o diálogo na literatura]

9. Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa [nada a temer, é um livro lindo]

10. Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade [reinventou tudo]

11. Vidas Secas, de Graciliano Ramos

12. Capitães de Areia, de Jorge Amado

13. Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia

14. O Apanhador no Campo de Centeio, de J D Sallinger [pro universo teen]

15. O Complexo de Portnoy, de Philip Roth

16. Pé na Estrada, de Kerouac [o começo da contracultura, que mudou o mundo]

17. Orlando, de Virgina Woolf

Eu sei, faltaram Camus, Proust [chatinho que dói, mas...], Joyce [os contos], Flaubert, Thomas Mann, Tosltoi, Mário de Andrade, Conrad, Nelson Rodrigues e especialmente poesia. Fazer o quê? Lista é assim, não cabem todos.)

Bom, se você gostou e tem algum comentário, por favor! Se não gostou e quer descer a lenha, sinta-se no direito. Pode ser que eu comente aqui seu comentário.

P.S. O que tem haver tudo isso acima com Judeus e Israel. Tudo! Os judeus não são o povo do Livro? Isso até dá um post novo!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Festa da Torah em Kiriat Motzkin - 2009

Que tal começar as postagens de 2010 com algo pra lá de bonito e positivo?!
Nós como judeus fomos e talvez ainda sejamos conhecidos como o Povo do Livro. O livro, a Bíblia Judaica, composta pelos conhecidos livros do Antigo Testamento.
Nessa coleção de volumes antigos, estão reunidos a Torah ( os Cinco Livros de Moisés) que são a revelação do Sinai, onde o Santo - Bendito Seja o Seu Nome, entregou todas as Leis e Ensinamentos ao Povo de Israel. Depois temos os Ketuvim (Escritos) que contém os Livros Históricos e Relatos. Por último, temos os Neviim (Profetas), que contém os Livros de Profecias,
Imagine que o Povo Judeu desenvolveu durante mais ou menos 1600 anos, do Sinai até os últimos Profetas, toda a base filosófica e religiosa onde se fundamenta toda a Civilização Ocidental.
Talvez você não seja judeu, nem religioso, ou talvez de uma religião muito distinta, cristã, mas mais da metade de tudo o que você faz, como faz, porque faz e muito do que você é e como se relaciona com sua família, e com seus amigos e com a sua sociedade, você faz porque está escrito no Tanach e na Torah!
Por isso, pela importância que a Torah tem na vida de bilhões de pessoas hoje e teve no passado, nós judeus do mundo todo, comemoramos no logo após a Festa das Cabanas (Hag HaSucot) o Dia da Alegria da Torah (Simchat Torah), e vou postar aqui um pequeno exemplo, através de um vídeo do You Tube, Essa festa de Sinchat Torah aconteceu em Kiriat Motzkin, pertinho da minha casa.