segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Festa da Torah em Kiriat Motzkin - 2009

Que tal começar as postagens de 2010 com algo pra lá de bonito e positivo?!
Nós como judeus fomos e talvez ainda sejamos conhecidos como o Povo do Livro. O livro, a Bíblia Judaica, composta pelos conhecidos livros do Antigo Testamento.
Nessa coleção de volumes antigos, estão reunidos a Torah ( os Cinco Livros de Moisés) que são a revelação do Sinai, onde o Santo - Bendito Seja o Seu Nome, entregou todas as Leis e Ensinamentos ao Povo de Israel. Depois temos os Ketuvim (Escritos) que contém os Livros Históricos e Relatos. Por último, temos os Neviim (Profetas), que contém os Livros de Profecias,
Imagine que o Povo Judeu desenvolveu durante mais ou menos 1600 anos, do Sinai até os últimos Profetas, toda a base filosófica e religiosa onde se fundamenta toda a Civilização Ocidental.
Talvez você não seja judeu, nem religioso, ou talvez de uma religião muito distinta, cristã, mas mais da metade de tudo o que você faz, como faz, porque faz e muito do que você é e como se relaciona com sua família, e com seus amigos e com a sua sociedade, você faz porque está escrito no Tanach e na Torah!
Por isso, pela importância que a Torah tem na vida de bilhões de pessoas hoje e teve no passado, nós judeus do mundo todo, comemoramos no logo após a Festa das Cabanas (Hag HaSucot) o Dia da Alegria da Torah (Simchat Torah), e vou postar aqui um pequeno exemplo, através de um vídeo do You Tube, Essa festa de Sinchat Torah aconteceu em Kiriat Motzkin, pertinho da minha casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário