sábado, 27 de junho de 2009

O Maior Presente Que Já Recebi!

Um dia, eu e um amigo em motsaê shabath (fim de sábado) caminhavamos numa noite agradável e no meio de nossa conversa, ele me disse que tinha chegado a um ponto da vida dele em que se sentia obrigado a definir o que lhe era realmente de valor e descartar as demais coisas.
Ainda que parcialmente, tenho que concordar com ele, se bem que a intenção do meu amigo não era falar de valores, mas de interesses. Para ele o que importava era aquilo que podia atender aos seus interesses "egoístas"!
Hoje, talvez aquilo que eu tenho de maior valor na minha vida, seja justamente algo que eu não posso possuir. Quando digo de "maior", não estou diminuindo por tabela as demais coisas, mas simplesmente tentando demonstrar a posição que isso ocupa em meu ser.
Um sentimento por uma pessoa. Amei como jamais havia amado outra pessoa na minha vida. Tinha certeza de que havia encontrado a mulher da minha vida, a mãe dos meus filhos, a esposa e a amante de todos os meus dias! Mas a vida é carregada das suas ironias e hoje por mais forte que seja esse amor em meu peito, esse amor é passado. Ele vive e viverá para sempre no horizonte da minha memória e nas pulsações do meu coração, mas é algo que eu perdi.
Por isso, essa música que vou postar ( e já tinha postado no blog anterior) se torna perfeita.
É uma música em hebraico, de autoria e interpretação do Ivri Líder, cantor atual do cenário musical israelense. A música já tem dois ou três anos, é lindíssima e fala da certeza de já ter amado e de ter sido amado.
Fica como dica da cultura israelense contemporânea e como a lembrança do meu Anjo, que tanto iluminou o meu ser de esperança, alegria, beleza, sentido de vida, Amor...





Letra e tradução *(gentilmente fornecida pelo site Vagalume)

Zachit Leehov

Uch'shehashemesh nimcheket bashamaim
vehalev metaftef li
derech ha'einaim hachumot
az ani zocher sheyesh einaim
sherotzot oti karov
ani yode'a shezachiti le'ehov.

Uch'sheharu'ach ach'rei hatzohoraim
hi mefazaret anafim k'tanim
uventaim zeh naim
az ani aozher sheyesh einaim
shero'ot otikarov
va'ani yode'a shezachiti le'ehov
ani yode'a shezachiti le'ehov.

Uch'shehashemesh yotzet me'al hamaim
umatchil od yom afor uventaim ein sibah
az ani zocher sheyesh s'fataim
sherotzot oti karov
ani yode'a shezachiti le'ehov
ani zocher sheyesh s'fataim
sherotzot oti karov
ani yode'a shezachiti le'ehov.

Não amei em vão.

E quando o sol está apagado no céu
e (brotam) lagrimas do coração,
por meus olhos castanhos.
Então eu me lembro que há mãos,
que me querem por perto.
e Eu sei que não amei em vão.

E quando o vento da tarde
carrega ramos pequenos,
e o tempo é agradável.
Então me lembro que há olhos,
que me vêem por perto.
E eu sei que não amei em vão,
E eu sei que não amei em vão.

E quando o sol sai por trás das nuvens carregadas de chuva
e outro dia cinzento começa, e ainda que não haja motivos pra isso,
eu me lembro de que há lábios,
que me querem por perto.
E eu sei que não amei em vão,
então eu me lembro de que há lábios,
que me querem por perto.
E eu sei que não amei em vão!*

*Antes que os meus arrogantes, orgulhosos e superiores patrícios azquenazim (fazer o quê se além de azquenazim, a maioria tem parentes na argentina! O Santo e Bendito não teve pena deles!) começem a me atirar pedras pela tradução feita acima, quero esclarecer que SEI MUITO BEM QUE AO "PÉ DA LETRA" A TRADUÇÃO SERIA OUTRA, MAS EU PREFERI O MÉTODO DA TRADUÇÃO INTERPRETATIVA ( que tenta entender como o autor diria o mesmo se o dissesse na língua de Camões, Páh...!). Não se preocupem que a diferença entre a letra em hebraico e a MINHA tradução não é culpa de eu ser sefaradí, moreno e portanto um pária. Economizem os comentários. Obrigado.

Um comentário:

  1. Acho que você não me entedeu bem aquela conversa, eu realmente estava falando de "valores", acho que durante a minha vida(apesar de pouco tempo vivido)descobri alguns valores que tenho certeza que ninguem nunca sabera, um exemplo é o valor de poder ajudar alguem a realizar seus sonhos e transformar seu destino e se sentir feliz por isso. Se você acha que sou egoista tudo bem, você é livre para isto, apenas gostaria que soubesse que nunca fui egoista para poder ajudar a realizar sonhos.

    Deto

    ResponderExcluir