sábado, 4 de fevereiro de 2012

Shabath Shirah - O Cântico do Mar

Este Shabath foi um Shabath especial porque nele se realizou a leitura da Torah que se fere à Parashah (Porção Semanal) que relata a travessia do Mar Vermelho pelo Povo de Israel. Na tradição judaica costumamos chamar este shabath de Shabath Shirah, ou seja, o Sábado do Canto, pois neste parashah, depois de presenciar o espetáculo que foi o milagre da abertura do Mar, e a seguinte destruição dos exércitos de Faraó, Moisés e o povo se unem em um Cântico de agradecimento e louvou ao Todo Poderoso, Bendito Seja. O texto deste cântico encontra-se no capítulo 15 do livro do Êxodo e lá podemos admirar a beleza dessa poesia singular, que tem inspirado a fé e a crença de milhões durante milênios.
Porém aqui não vou entrar em aspectos ideológicos ou filosóficos, ainda que este trecho da Bíblia hebraica possua um sem número de comentários de todos os tipos e por todos os ramos de religiões, sábios e estudiosos da Torah.
O que quero sim é postar uns vídeos que tentam, ainda que essa seja uma tarefa difícil, imaginar e ilustrar o que foi esse momento tão grandioso da Manifestação Divina. Somente um parentesis, a Kabalah costuma dizer que  o Eterno se disfarça e se oculta no meio da natureza. Uma pessoa que não preste atenção ou pouco sensível, terá dificuldade de acreditar em Algo que não vê. Aqui entre o elemento fé, crença. Porém no drama da abertura do Mar, o Eterno, Bendito Seja, se revela, e se revela de uma maneira como jamais havia feito e como jamais o fez depois disso.
Deixando de blá, blá, blá... vamos aos vídeos: Primeiro o Classico dos Classicos:





Agora, um vídeo que traz uma melodia linda, mas que possui um erro básico. O vídeo é um trecho do filme "O Príncipe do Egito". Nele o povo entoa o cântico na saída do Egito, como se estivesse comemorando a liberdade adquirida, porém esse não é o relato bíblico. O Cântico somente é entoado após a travessia do Mar Vermelho e a destruição dos exércitos de Faraó. Mas a melodia é tão linda que resolvi postar assim mesmo. Vale a pena, o legal é que esse vídeo tem várias versões em várias línguas, e é legal ver a diferença entre elas:

Português:




O refrão desta música foi baseada no Cântico descrito na Torah. Por isso não poderia faltar a versão em Hebraico!



E porque não ver como isso fica em... Japonês!



O mesmo filme "O Príncipe do Egito", agora mostrando o trecho da travessia do Mar Vermelho. Simplismente lindo!



E assim vai... podia continuar postando vídeos assim sem fim. Mas acredito que já deu pra ter tido uma idéia.
Uma boa semana a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário