segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Chanucá já Acabou!...


    Primeiro dia de Chanuká, onde se acende somente o "shamash" e a primeira vela.

Puxa vida! Como o tempo passa rápido.
Me lembro como se fosse hoje, tava comentando com um amigo que o outono já havia chegado. Era 21 de setembro, e a temperatura começava a baixar por aqui, pelos lados do Oriente Médio. Os dias estavam agradáveis, e as noites já começavam a esfriar. Tive que tirar uma manta de lã (presente de minha avó quando fiz minha aliá) para não passar frio durante a noite.
Pois bém, o tempo passou, e passou rápido e já chegamos a 21 de dezembro. Não sei se do ponto de vista astronômico hoje realmente é o dia do equinócio de inverno, mas pelo menos oficialmente (na folhinha), sempre foi. Quando via as "hadashot" agora a noite, a repórter comentou que estamos a 10 dias do fim do ano segundo o calendário "luazi", ou seja, do ano gregoriano. Apesar de não ter importância cultural em Israel, a passagem do ano laico é importante do ponto de vista comercial, porque as empresas, fábricas e negócios precisam se equiparar com seus sócios, fornecedores e filiais no resto do mundo. E como no mundo todo o ano comercial termina em dezembro e começa em janeiro, nós aqui em Israel não temos outra alternativa a não ser respeitar dois anos novos por ano, o nosso religioso judaico, e o ocidental, para questões financeiras.
De qualquer maneira dia 31/12 e 01/01 são dias normais e corriqueiros. Se não fosse pelo número de russos bêbados caídos pelas ruas e parques ( um grande número de russos comemora o ano novo, que me parece ser uma mistura de ano novo com natal e que eles chamam de Silvester), agente nem perceberia.
Os árabes cristãos também fazem um pouco de barulho, mas como as comunidades sempre estão bem isoladas umas das outras, também não vemos nada. Somente lá em Haifa, na cidade baixa, que possui uma comunidade grande de árabes cristãos e várias igrejas, se pode perceber pelas luzes, enfeites e árvores de natal que realmente estamos nesta época.

     Oitavo e último dia de Chanuká. Acendemos o "Shamash"(extrema esquerda) e as oito velas.


Pra mim, fica a saudade das sufganiot (espécie de pãozinho frito e recheado com geléia e coberto com açucar - no Brasil é chamado de sonho) e das levivot (bolinhos de batata com ervas fritos em óleo de oliva) e das velas da Chanukiá, que nos acompanharam durante oito dias e nos ajudaram a lembrar dos milagres que nosso D´s já fez por nós, e a reconhecer os milagres que ainda acontecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário