quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Chanuká, a Festa da Luzes!

Pois bém, estamos no meio da Festa Chanuká ( o Ch lê-se como um R de Rua) e é nosso dever (de todo judeu e judia maior) de acender durante oito dias, uma vela cada dia na Chanukiá (candelabro de oito braços), para "divulgarmos" o milagre de Chanuká, quando o azeite da lâmpada do Candelabro do Templo, que era suficiente para somente um dia, durou oito! Como o Templo tinha sido profanado pelos helenistas, foi necessário uma purificação e não havia azeite puro para poder acender a Menorá. Somente para um dia. Mas milagrosamente, esse azeite durou oito dias, tempo suficiente para se preparar mais azeite puro (santo) para manter a Menorá acesa.
Porém esse não foi o único milagre deste evento. Em Chanuká se comemora a vitória dos Revoltosos Macabeus (Judeus) contra a dominação Grego-Assíria. O maior problema dessa dominação era a falta de liberdade Religiosa, e mais do que isso, a pressão dos Gregos para que todos os judeus se convertessem ao Helenismo. Assim, inicia-se a revolta dos Macabeus, que apesar de comparavelmente inferiores em número, em força e principalmente em experiência de guerra, conseguem expulsar o invasor, recobrando o domínio político e a liberdade de culto do Judaísmo.
Rav Kock, um dos pais do Sionismo Religioso, faz um belo comentário sobre a festa de Chanuká. Ele pergunta porque do dever de cada judeu acender uma vela nesta festividade. Sua explicação é a seguinte. Cada homem (mulher, criança, idoso... ) tem uma luz dentro de si e cada um de nós tem a obrigação de tirar essa luz que levamos dentro de nós e com ela iluminar o mundo. É isso que simboliza o ato de acender as velas em Chanuká.
Chanukát Sameach a todos, desde Israel!

Como sempre, um vídeo pra enriquecer o audio-visual. São as maravilhas do século 57 (Vocês não queriam que eu escrevesse aqui o século greco-romano XXI, né? Em homenagem a Chanuca, coloquei o século do calendário judaico, quinquagésimo sétimo século). É uma animação de massinhas, muito legal. Amador, mas muito bom. Tenha paciência de ouvir a música até o final, porque o melhor vem depois! Aproveitem.
P.S. O vídeo é Made in Brazil, por isso tá em Português!


Nenhum comentário:

Postar um comentário