sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Uma Surpresa interessante!

Costumo, logo depois que anoitece, sair pra fazer a minha "Caminhada Notúrnica". Saio de minha casa, vou em direção ao zoológico (ChaiPark), sigo no sentido do Tsomêt Afeq, atravesso a Derech Acko, sigo em direção ao Beit Qvarot, passo pelo antigo Zôo de Bialik, Parpar até a Dafná e aí direto até a Ben Gurion. Então subo de volta até a Derech Acko, atravesso e desço a Weitzmann até a Hashmonaim... quase chegando em casa novamente.
Até aí são mais ou menos 7800 metros, que percorro em mais ou menos uma hora. Quando chego nesse ponto, já estou todo suado e com as pernas doendo um pouco pelo esforço, porque não faço Caminhada suave, mas Caminhada Acelerada. Poucos metros antes de chegar na Hashmonaim, quando ia passando pela Tahanat Ótubus (ponto de ônibus), me deparo com uma grande quantidade de livros "jogados" no canto da calçada, entre o passadiço e a cerca-viva.
Normalmente teria vergonha, mas em se tratando de livros, não podia fazer outra coisa a não ser parar e verificar do que se tratava.
Para minha surpresa eram duas enciclopédias "Junior", uma Britânica e a outra não conhecida. Ambas em hebraico. Pensei como levá-las pra casa, pois era bastante volume e pesado. Na esquina ao lado havia uma quitanda que estava fechando. Corrí até lá e pedi uma sacolinha plástica, que serveria pelo menos pra facilitar um pouco o transporte.
Neste trecho da caminhada eu não estou muito longe de casa. Somente tenho que entrar por umas "vielas" que cruzam as quadras e ruas até chegar na minha casa. Com o cansaço que eu já tinha pela caminhada, mas o peso dos livros, cheguei em casa quase morto, mas feliz! Mas isto não era tudo. Havia os outros livros que ficaram lá, e tive que voltar no mesmo pé, agora com a minha mochila, pra recolher o restante. Estava preocupado se alguém poderia ter recolhido os livros, mas pra minha boa sorte, ainda estavam lá. Ah! quem vai pegar livros!

De volta a casa, pude ver bem do que se tratava. Uma Enciclopédia Britânica Junior incompleta (de encadernação azul) e uma Enciclopédia para o Adolescente Israelí (de edição israelense e o melhor de tudo, em hebraico fonetizado, o que facilita muitíssimo a leitura). O legal dessa segunda Enciclopédia é que ela foi editada e impressa em 1975, mesmo ano do meu nascimento. Temos a mesma idade e apesar de estarmos separados tanto tempo, vimos nos encontrar 34 anos depois que nascemos.
Abaixo, seguem as fotos da minha descoberta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário