terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Será que tenho algo a esconder?

Uns dias atrás recebi no blog o comentário do Camilo. Ele é de Portugal e disse mais ou menos o seguinte. Que eu deveria deixar os comentários em aberto, e não fazer a moderação para posterior publicação. Querendo provocar, ele disse que achava que eu tinha algo a esconder, e essa era a impressão que passava por não deixar os comentários livres.
Pois bem, em primeiro lugar, agradeço ao Camilo que além de visitar o blog também se deu ao trabalho de deixar um recado com o que ele acha. Valeu, Camilo!
Em segundo, gostaria de explicar (ainda que não necessitasse dar satisfações) o porque da moderação. Quem trabalha ou se diverte com assuntos judaicos e relativos a Israel na web sabe muito bem que o que mais acontece, são os ataques dos neonazistas. Como eles não tem mais nada pra fazer na vida, eles vivem na rede buscando assuntos ligados ao judaismo pra depois meter o pau, chingando, falando bobagens e repetindo a velha ladainha deles. Como eu não gosto (e acho que estou neste direito) dessa palhaçada toda, prefiro moderar os comentários, e assim evitar esse tipo de sujeira.
Terceiro, vem a questão de que possivelmente eu esconda algo. Pergunta retórica: "Será que na verdade, todos ( e digo TODOS) sempre não temos algo a esconder? Um pensamento, um desejo, um julgamento crítico, algo que fizemos no passado e queremos ouvidar, etc.... Pelo menos pessoalmente, não acho que uma pessoa deva ser escrava de seu passado ou do que já fez, pensou, acreditou e todo mundo poderia um dia esconder algo pra viver em paz, consigo e com os demais ao seu redor.
Talvez eu tenha sido um assassino! Ou ainda um ladrão e fugi com uma pequena fortuna! Essa até não é uma má idéia. Muita gente aqui em Israel ia gostar de pensar assim, afinal já faz um tempão que eu não trabalho, só estudo e o pessoal fica se perguntando, como é que eu vivo! Ou eu tenha "tido um caso com a mulher de um traficante", e pra não amanhecer comendo grama pela raíz, tive que fugir do Brasil pra Israel. São tantas as possibilidades... mas tenho que reconhecer a mais difícil delas. Infelizmente sou Sionista! e pra piorar tudo, de Direita! Sei que hoje no mundo isso quase equivale a um palavrão, mas fazer o que. Essa é a verdade que tentei esconder, mas não posso mais. Tenho que dizer ao mundo: SOU SIONISTA!
Pronto, já falei. Agora não tenho mais nada que esconder, mas vou continuar moderando os comentários.
Shalom uLehitraot!


Nenhum comentário:

Postar um comentário